terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia dos Namorados...Como surgiu esse dia?

Vocês sabem a história do dia dos namorados??
Não, não tem nada a ver com a linda história infantil... Encontramos por aí muitas versões, mas escolhemos duas para contar a vocês...

Tudo começou no final da Idade Média, quando surgiu o conceito de amor romântico.
São Valentim era um bispo que lutou contra a proibição de casamento, durante as guerras, imposta pelo imperador Cláudio II, que acreditava que seus homens seriam melhores combatentes sendo solteiros.

Mas mesmo com a proibição, São Valentim continuou celebrando casamentos e até se casou secretamente. Quando o imperador descobriu, mandou prende-lo e condena-lo a morte.
Durante sua prisão, os jovens mandavam flores e bilhetes ao bispo dizendo que ainda acreditavam no amor!! Nesse período, ele se apaixonou pela filha cega de um dos carcereiros devolvendo-lhe milagrosamente a visão antes de sua execução, no dia 14 de fevereiro, e deixou-lhe um bilhete assinado "De seu Valentim" ou "Seu namorado".


Outra versão da história é que na Idade Média, diziam que dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros e nesse época, os namorados deixavam mensagens de amor na soleira da porta dos (as) amados (as). 



E hoje em dia, o dia dos namorados é associado a troca de recados de amor e objetos com símbolos de coração e cupido. Fazendo o comércio aquecer com a venda de cartões a partir do século XIX quando os bilhetes manuscritos foram trocados por cartões produzidos em massa.

E no Brasil, celebramos dia 12 de junho, por ser véspera do Dia de Santo Antonio, santo português com tradição de casamenteiro. Ele ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido, e uma das histórias é que uma moça muito bonita havia perdido as esperanças de encontrar um marido e apegou-se a Santo Antônio. Dizem que ela colocou uma imagem do santo e em um pequeno oratório e todos os dias colhia flores e as oferecia a Santo Antônio sempre pedindo que este lhe trouxesse um marido. Passaram semanas, meses, anos e nada. Então, desepontada e desacreditada ela atira a imagem pela janela!! E naquele exato momento, passava um jovem cavalheiro que foi atingido pela imagem do Santo. Ele vai devolver a imagem a moça e ela se apaixona por ele atribuindo a sua chegada a fé por Santo Antônio.

A partir daí, as meninas solteiras que querem casar começam a fazer orações pedindo ajuda ao santo e cultuando sua imagem. Entre as simpatias mais populares, as jovens compram uma pequena imagem do Santo e tiram o Menino Jesus do colo, dizendo que só o devolverá quando conseguir encontrar o amor, e ainda por cima..virar o Santo Antônio de cabeça para baixo!!!
Sendo qual história for, comemorem!! Com presente, sem presente seja de que maneira for...é um dia de amor com muitas histórias boas! Ou...se ainda estão beijando sapos para ver se viram príncipes..coloquem o Sto Antonio de cabeça para baixo!!!!!

Feliz dia dos namorados!!

Beijos de corações
Equipe Monica Linz

Nenhum comentário:

Postar um comentário