quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Comércio Justo - Fair Trade

Freeset Global

Hoje falaremos sobre comportamento!
Dignidade no trabalho!
A ML é total a favor disso, por isso um assunto nos chamou muito atenção e gostaríamos de dividir isso com vocês.
Vocês já ouviram falar em Fair Trade??
Fair Trade é um dos pilares da sustentabilidade econômica e ecolôgiac, uma alternativa para melhorar condições de vida de comunidades menos favorecidas onde os padrões sociais e ambientais são respeitados. Nos anos 80 foi criada a International Fair Trade Association, reúne cerca de 300 organizações em 60 países, que da atenção especial às exportações de artesanatos e produtos agrículas de países em desenvolvimento para países desenvolvidos, onde o produtor recebe o JUSTO por seu trabalho!
Entre essas 300 organizações, tem uma que nos chama muito atenção, a Freeset Global localizada na Índia que tem o objetivo de dar liberdade de escolha às mulheres e meninas forçadas a seguir o caminho da prostituição em regiões de extrema pobreza que é Calcutá.
A Freeset Global é uma fábrica de bolsas de juta e camisetas de algodão orgânico, onde mulheres e meninas podem trabalhar e receber um salário digno, além de seguro saúde e plano de aposentadoria.
Elas chegam na fábrica inseguras e não sabem ler nem escrever e lá aprendem lentamente. Os produtos feitos por elas são exportados para cerca de 20 países, mas o Brasil não está na lista, pois há falta de conhecemineto ainda sobre Fair Trade por aqui.
Mas, lentamente isso está mudando com empresas e programas interessados em beneficiar artesões e produtores do nosso País.
Exemplo disso são 2 organizações:

- Solidarium, que coloca no mercado interno e externo trabalhadores manuais para tirar da pobreza e já conseguiu apoio de grandes empresas comoTok&Stock, Renner e Walmart.

- Talentos do Brasil, que tem preocupação com as comunidades rurais e que hoje já atua às redes varejistas (com a ajuda de estilistas e designers nacional e internacionalmente reconhecidos), na hotelaria, nas indústrias de cosméticos, bares restaurantes.
Participação da Talentos do Brasil na Expominas

Todas essas 3, são expemplos de boas intenções. Não apoiam trabalham escravo, muito pelo contrário, ajudam pessoas a sair da miséria e valorizam o trabalho realizado!
Por falar em valorizar trabalho, apesar de não conhecer muito sobre Fair Trade, o brasileiro valoriza produtos que resultam da resposanbilidade social, mas temos que admitir que ainda existe um entrave, os altos custos que muitos ainda não podem pagar.
Mas acreditamos que isso tudo será resolvido e que poçamos contribuir para um modo de vida com mais qualidade.
Essas organizações fazem muito mais do que divulgamos nesse post, para saber mais sobre esses grupos visite os sites:

http://talentosdobrasil.com.br/sobre-o-talentos-do-brasil

http://freesetglobal.com/who-we-are/our-philosophy.html

http://www.solidarium.net



Um beijo
Equipe ML

Nenhum comentário:

Postar um comentário